Essa receita passou em algum programa do Jamie Oliver há alguns anos. Originalmente esse tal de pangrattato serve para acompanhar massas mas eu achei estranho. Como lembra MUITO uma farofa, faço para acompanhar carnes e fica uma delícia.
Para distorcer mais ainda a ideia original, se você procurar por pangrattato no Google, você vai achar receitas totalmente diferentes.
Mas vamos lá:
Ingredientes:
4 pães franceses, de preferencia endurecidos
2 pimentas dedo-de-moça
1 ramo de alecrim
2 dentes de alho descascados e inteiros
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de sal
Mãos à obra:
Corte os pães em uns 3 ou 4 pedaços cada. Coloque-os aos poucos no liquidificador: jogue umas 3 fatias e bata até parecer uma farofa. Coloque mais um pouco e continue batendo. Continue até acabar. Se você colocar tudo numa tacada só, corre o risco do seu liquidificador não dar conta.
Coloque a pimenta e o sal. Dica: As 2 pimentas deixam bem apimentado. Se quiser moderar, coloque só uma. Se não gostar de nada, nem precisa colocar.
Pegue uma frigideira média e coloque o azeite. Deixe esquentar no fogo alto até sentir aquele cheirinho bom. Abaixe o fogo e então coloque o alecrim (se você gosta de alecrim, pode colocar mais 1 ou 2 ramos) e o alho. Fique mexendo até dar uma fritadinha. O alecrim vai murchar e o alho vai dar uma dourada.
Coloque o pão triturado na frigideira e mexa tudo até tostar. É só ficar mexendo que uma hora vai. Leva uns 2 minutos. Enquanto estiver mexendo, raspe bem o fundo da frigideira para que nada queime ou grude no fundo.
Tire o alecrim e o alho e o pangrattato distorcido está pronto!
Misture no macarrão se tiver coragem, mas garanto que com carne fica uma delícia.
Olha só a foto. Ele está acompanhado de um lombo com molho de especiarias. Falo sobre ele em breve.

Ah... Pangrattato distorcido é um nome esquisito pra algo que parece realmente farofa. Eu também comeria com carne.
ResponderExcluirDeve ser bom.
O Oliver mistura muito as coisas, ele faz um "rebolation" nas comidinhas.