O papo do casamento real já deu e agora a bola da vez é o Bin Laden. Porém, a receita de hoje vem da terra do William e da Kate e, de acordo com o Google, foi criada nos idos 1700 e trá lá lá.
Estou falando do meu querido Yorkshire pudding! Os ingredientes lembram o aclamado bolinho de chuva salgado da Inês mas o preparo varia e é perfeito para quem tem medo de fazer fritura (se for o seu caso, hora de ler isso aqui).
A primeira vez que comi um desses foi em companhia do cônjuge e da paciente Annie Sturge, em um pub mais velho que o Brasil! Fui toda pimpona contar para a mãe dela que experimentei um prato típico genial e ouvi que, na época da guerra, as famílias faziam o Yorkshire pudding por ser barato e com poucos (e disponíveis) ingredientes.
Ingredientes:
2 xícaras de farinha
2 xícaras de leite
5 ovos
Sal
Aditivos opcionais: noz moscada, pimenta, gordura de bacon ou de carne (super tradicional), caldo de carne.
1 xícara de óleo
Mãos à obra:
Pegue uma assadeira de borda alta e coloque o óleo. Não é legal usar a sua assadeira linda de Tefal que você guarda com muito carinho: como você vai cortar o pudding já pronto dentro da assadeira, a ponta da faca pode (e vai) riscar tudo.
Coloque a assadeira no forno e deixe aquecendo em temperatura alta por 10 minutos.
Numa tigela, misture o resto dos ingredientes, até obter uma consistência cremosa.
Quando o óleo estiver bem quente (confira com o relógio, não com os dedos), despeje a massa com cuidado. Você pode até ouvir um “tsssss”: é a massa dando uma fritadinha. Volte a forma ao forno e deixe assando em temperatura média.
A massa vai começar a crescer de um jeito disforme: não se desespere, é o charme. Em uns 20 minutos ela vai dourar e ficar pronta!
Tire do forno e sirva.
Para esculachar a concorrência:Em vez de usar a forma grande, tipo de bolo, faça porções individuais usando forminhas metálicas de empadinha, como aquelas recomendadas para os cupcakes.
Ali em cima falei sobre usar gordura de bacon ou de carne como aditivo. É só fazer assim: se sua receita vai ser acompanhada de bacon ou um bife frito, separe a gordura que você usou na fritura e use junto com o óleo que vai forrar a forma.
Obs: Meu Yorkshire pudding de hoje ficou feio e fiquei de mau humor. Então hoje não tem foto. Mas quem quiser ver como fica, é só contar com a boa vontade do google.
Obs: Meu Yorkshire pudding de hoje ficou feio e fiquei de mau humor. Então hoje não tem foto. Mas quem quiser ver como fica, é só contar com a boa vontade do google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário