Ok: os cupcakes viraram carne de vaca nos últimos tempos mas eles continuam deliciosos.
Como são fáceis e divertidos de fazer, dá para fazer um tonelada e sair distribuindo. Os agraciados vão te achar a pessoa mais prendada e generosa do mundo.
Foi isso que aconteceu no dia dessa fornada aqui: eu, a Nat, a Ju e a Fissa passamos uma tarde brincando de Martha Stewart e deu nisso:
Tem dois jeitos de fazer cupcakes sem sofrimento: o fácil e o pé nas costas.
É assim:
Ingredientes:
Para a massa:
Modo pé nas costas:
Uma caixa de bolo de caixinha de sua preferencia.
Modo fácil:
Qualquer receita de bolo que você mais goste ou que sua avó tenha para dividir.
Forminhas metalizadas (tipo de empadinha/quindim
assim ou
assim)
Forminha de papel do tamanho das metalizadas
Para a cobertura:
CERCA DE 250g de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
CERCA DE 4 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
2 colheres de sopa de baunilha
Corante comestível, se quiser
Mãos à obra:
Antes de tudo, já deixe o forno ligado para pré aquecer e tire a margarina da geladeira.
Siga as instruções da caixinha ou da sua avó e prepare a massa do bolo. Se dê o direito de comer um pouco (ou muito) da massa crua antes do próximo passo.
Forre as formas metálicas com a forminhas de papel e encha-as com a massa até faltar 1 dedo para a borda. Coloque para assar como você assaria qualquer bolo: quando achar que estiver pronto, espete um garfo ou palito no centro. Se sair sequinho, está pronto.
Tire do forno e deixe esfriar. Não coloque a cobertura até os bolinhos esfriarem.
Para esculachar a concorrência:
Antes de cobrir os bolinhos, cave um buraco e recheie com algo delicioso, como brigadeiro, geléia ou chantilly.
Para a cobertura, coloque a margarina e o açúcar (sempre peneirado!) numa tigela e misture com a mão. O calor da sua mão vai derreter a margarina e fazer uma pasta adocicada. Coloque a baunilha e experimente. Ficou muito amanteigado para o seu gosto? É só colocar mais baunilha. Vá dosando o corante até chegar na cor desejada.
Depois que a pasta estiver bem misturada, olhe bem para ela e veja sua consistência. Se você quiser mais grossa (como a da foto), vá adicionando açúcar para que fique num ponto que você possa espalhar sobre os bolinhos com uma faca ou com os dedos mesmo. Se quiser uma coisa mais molenga (como para usar com saco de confeiteiro), coloque leite até chegar no ponto desejado.
Agora é só brincar de enfeitar a gosto.
Bonus track da Nat:
Para fazer as flores (ou qualquer outro frufru de enfeite), misture açúcar de confeiteiro com um pouquinho de sumo de limão até ficar no ponto de massinha. Solte o Auguste Rodin que mora em você e modele como quiser. Essas flores foram cortadas com cortador de massa.